quinta-feira, 14 de maio de 2015

O Ofendido e o Ofensor

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete." (Mt 18:21-22 ACF)
 Mt 18:21 diz que é O OFENDIDO QUEM PERDOA, não diz que é ele quem vai pedir perdão! (isto seria um contra-senso!)
b) Se eu, velho e fraco e doente, estacionar meu carro de modo que, sem eu querer, ele fique refletindo o sol no seu carro, depois você chegar e passar 5 minutos batendo no meu carro com um bastão de baseball, e nisso você fizer um pequeno calo na sua mão, serei eu que tenho que pedir perdão a você por que EU causei o calo??? Isto é a maior loucura do mundo! 
O que a Bíblia LHE ordena é que você se arrependa, me peça perdão, pague todo o conserto do meu carro, etc. E o que a Bíblia ME ordena é que eu o perdoe, mesmo antes de você se arrepender e vir me pedir perdão e fazer restauração, e mesmo se você jamais se arrepender e jamais me procurar para você pedir perdão e para fazer reparação. 

A Bíblia me dá também o direito (mas não a obrigação) de, em amor, sem ódio, procurar fazer-lhe se arrepender. Eu tenho o direito (mas não a obrigação) de ir a você primeiro sozinho, depois acompanhado de 2 testemunhas maduras e espirituais, finalmente levar o caso à igreja. Ver Mt 18:15-17.

Mas porventura Mt 5:23-25 não ordena o ofendido a pedir perdão?
 23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.

a) Esta passagem pode estar mandando o ofendido procurar a paz, a reconciliação, e pode estar mandando eu procurar convencer meu odiador a desviar o seu furor de mim, mas de maneira nenhuma a Bíblia jamais manda o ofendido, aquele que sofreu o ferimento, pedir perdão por ter sujado o punhal do agressor ao ser apunhalado!!! 
Uma coisa é eu perdoar de coração e não procurar vingança, outra coisa é eu procurar quem atirou em mim sem nenhuma razão justa, e eu lhe pedir perdão pela despesa que teve com o tiro em vão, pelo fato de eu ter me esquivado. Que conversa sem sentido, irmão!

b) Vejamos um comentário sobre v.23:
Mt 5:23 “... tem alguma coisa contra ti ...”: “[Isto é:] ele tem alguma coisa para te culpar justamente, tem alguma base legal para reclamar contra ti, tu fizeste contra ele alguma injúria ou ofensa (particularmente se alguma vez o tiveres chamado de ‘raca’ ou de ‘louco’, pois estas palavras [v. 23] referem-se ao que vem antes [v. 22], e lhe são um corolário ou conclusão, como fica aparente pela partícula causal ‘portanto’ ." John Gill's Exposition of the Entire Bible.

Fonte:http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComProximo/DeveOfendidoPedirPerdaoOfensor-Helio.htm
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...