terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O papel da esposa de pastor (Parte ll)


Para uma esposa de pastor é muito importante estar claro que o principal trabalho evangelístico se faz no lar. E as palavras da irmã Karyne M. Lira Correia, me ajudam a reafirmar muito bem essa verdade em minha vida!
Desde sua criação, a mulher tem a função de auxiliadora. Ela é a administradora do lar, a responsável pelos cuidados prestados aos membros da família. Contudo, em cada época, a função da mulher foi adaptada ao momento. Essa função tem sofrido transformações juntamente com a sociedade, e, na minha opinião, a sociedade também tem sofrido alterações junto com as modificações do papel da mulher.
Hoje, boa parte das mulheres trabalham fora. Nossas condições sociais e econômicas, muitas vezes, exigem isso de nós. E mesmo quando se tem um marido com ótimas condições financeiras, a incerteza do futuro, o medo do fim da relação ou nossas próprias questões relacionadas à nossa identidade e autoestima são motivos para buscar uma independência profissional e financeira. Assim, a mulher dedica boa parte do seu dia a um trabalho fora de casa. Com isso, muitas crianças crescem sem a presença dos pais em casa. São educadas pela TV ou, quando têm mais sorte, por um parente ou babá. A mulher e o homem chegam à noite em casa, e ambos estão cansados. Não têm paciência para dedicar algum tempo às crianças, e nem a eles mesmos. A mulher ainda tem os serviços da casa para fazer, o que gera uma carga maior de stress no final do dia. Nesse cenário, milhares de famílias, hoje, sofrem pela ausência da mãe/esposa em casa.
Imagino, que a função do pastor exige bastante de quem assume essa responsabilidade. Tenho amigos pastores e filhos de pastores, e observando a dinâmica familiar, ou mesmo conversando com eles, percebo sempre o fator ausência do pai. Muitas vezes, essa ausência é compensada com a presença da mãe, mas a falta paterna não é completamente suprida por esta. Essa ausência é completamente compreensível. Pastores são responsáveis por centenas (ou mais) de pessoas. Precisam dar uma atenção especial a alguns membros, estar sempre à disposição… enfim, estar a serviço de suas ovelhas a todo o tempo.  Claro que isso não justifica a ausência e os prejuízos que esta pode causar, mas explica o porquê dela ocorrer.

A Bíblia é muito clara quanto a diferença de funções de homens e mulheres. Não é uma questão de incapacidade, é uma questão de missão. Deus deu missões e funções diferentes a homens e mulheres. Com o papel da mulher não se brinca. Ela é evangelista primeiro em seu lar, para poder ser evangelista nos confins do mundo. . É um pensamento muito pequeno achar que a função designada por Deus a mulher e ao homem não precisa ser exatamente como Deus designou. 


O primeiro rebanho a ser pastoreado é o lar. Será que estamos cumprindo com esse dever? Nosso lar reflete o caráter de Jesus às pessoas. Se não estivermos dando conta da nossa missão primária, acho muita ousadia desejarmos assumir uma segunda missão.

Na verdade, ser esposa, auxiliadora, dona de casa e mãe, é um privilégio para uma mulher. Mas, nenhuma de nós é obrigada a tomar parte nesse privilégio. Infelizmente a sociedade aprendeu a desprezar o trabalho da mulher que cuida da família e da casa. E devido a esse desprezo milenar veio a idéia de luta feminista. No entanto, somos livres para realizarmos nossas escolhas. Se temos condição de termos alguém que realize o trabalho doméstico para que possamos estudar e trabalhar fora, ótimo. Contudo, a responsabilidade continua sendo nossa. O marido pode nos auxiliar com o serviço do lar, mas o dever é nosso, assim como o homem possui seu próprio dever, com o qual podemos colaborar.

As mulheres sempre foram capazes, e tiveram seu espaço em cada época e cultura, e arcaram com as consequências do espaço que tinham. Até que ponto a liberdade oferecida pelo mundo é a ideal?? O mundo questiona as leis de Deus e nos concede pseudo-liberdades que de modo nenhum contribuem para a elevação de nossa vida espiritual. Nossa vida deve ser pautada na vontade de Deus! Deus nunca desejou que as mulheres sofressem a opressão que sofreram, mas também não deseja que menosprezemos o papel que Ele nos confiou! Liberdade é viver a vontade de Deus!!

Todos somos missionários, todos devemos pregar o evangelho. Nossa vida deve ser uma vida de testemunho!! Essa é a nossa maior pregação! As atribuições domésticas da mulher não podem ser uma desculpa para não se envolverem no trabalho missionário. Mas, o trabalho missionário também não é desculpa para negligenciarmos os cuidados para com o nosso lar.

Nem todas precisamos casar, ter marido e filhos. Podemos nos dedicar exclusivamente à pregação do evangelho, mas precisamos estar atentas para algo muito importante. A Bíblia compara Jesus ao noivo e a Igreja à noiva, Ele é o cabeça da Igreja, como o homem é o cabeça da mulher!! A Palavra de Deus deve ser ouvida!

Sou Psicóloga e Mestranda em Psicologia. Assim como muitas mulheres, administro várias jornadas de trabalho, pois além de minha condição de esposa e rainha do lar, tenho minha profissão, continuo meus estudos no Mestrado, atuo na minha Igreja como regente de coral e conselheira de uma unidade feminina do Clube de Jovens, faço palestras, cuido de 3 Blogs e desenvolvo projetos pessoais com meu marido. Nunca defenderia a idéia de que a mulher só serve para ser dona de casa e que é incapaz de ser uma pastora, pois eu mesma administro diversas atividade além das domésticas. A questão não é a capacidade feminina, a questão é quanto custaria para a família, e consequentemente para a sociedade.
Continua na Parte lll

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...