Primeiro temos que esclarecer que não está
em jogo a capacidade das mulheres e a igualdade delas como pessoa diante de
Deus. A Bíblia diz que a mulher foi criada juntamente com o homem, ambos foram
feitos a imagem e a semelhança de Deus, ambos tem o mesmo valor diante de Deus,
são espiritualmente capazes na mesma proporção. A Bíblia nunca contempla a
mulher como sendo inferior ao homem e isso é preciso deixar muito claro.
Também é preciso deixar claro que a igreja
quando trata de questões assim e outras, ela deve se guiar pelo que diz a Bíblia,
porque questões como essa e similares são tocadas pela cultura em que nós
vivemos. A cultura moderna ela muda muito, “um dia já foi contra”, “hoje é a
favor”, depois "vai mudar de novo". A igreja precisa ter um referencial que seja
sólido, duradouro e permanente, por isso, a Bíblia é a nossa regra de fé e
pratica. Para responder essas questões naturalmente nós temos que ir à Bíblia e
procurar ver de que forma o assunto é tratado pela palavra de Deus.
Quando a gente lê a Bíblia, não há menor
dúvida de que a mulher tem um papel destacado, um papel especial. No Antigo
Testamento você encontra mulheres como Ulda e Débora que eram juízas e
profetizas, no Novo Testamento você encontra as mulheres que seguiram a Jesus e
que o atendiam com seus bens, você encontra aquelas mulheres que abriram suas
casas para receber igrejas. Você vê Paulo mencionando mais de dez mulheres nas
saudações que ele faz a igreja de Roma no capitulo 16 da carta aos Romanos.
Paulo reconhece diversas mulheres e o trabalho delas, inclusive chama uma com o
nome Febe de sua protetora, dizendo que já tinha ajudado a muita gente. Você
encontra Priscila que juntamente com seu marido Áquila orientou o grande Apolo
num momento de encruzilhada doutrinária em que ele se encontrava.
Então não
está em jogo que a mulher tem um papel especial, preponderante, indispensável e
fundamental na vida da igreja, isso nós não discutimos, a grande questão é, por
que é que você não encontra nem no Antigo Testamento e nem no Novo, as mulheres
ocupando a posição de governo espiritual das comunidades. No Antigo Testamento
seria o papel de sacerdotisa, os sacerdotes em Israel eram consagrados, ungidos
para serem os líderes espirituais da nação de Israel, e no Novo Testamento,
você tem os apóstolos, os presbíteros, os diáconos e os pastores. A pergunta é “porque apesar de Jesus ter vencido todos os preconceitos, conversado com a mulher
samaritana, ter aparecido primeiro às mulheres no dia da ressurreição, resgatou
o papel delas na sociedade em que elas viviam, então porque apesar de tudo
isso, você não encontra mulheres ocupando posição como apostolas, bispas,
presbíteras e pastoras no Novo Testamento? Porque você encontra o apóstolo
Paulo dizendo que ele não permite que a mulher exerça uma função de autoridade
que ensine usando uma autoridade que pertence ao homem, porque ele insiste que
a mulher deve se portar na igreja como quem está debaixo de autoridade?"
Voce
tem isso em 1Corintios 11, 1Corintios 14, em Efésios 5 quando ele define o
papel do homem e da mulher no casamento, você tem isso lá na primeira carta de
Timóteo no capítulo 2, várias passagens nos falam com clareza ou nos revelam
com clareza que da perspectiva bíblica o ministério feminino deve ser
realizado, mas é vedado o exercício da autoridade espiritual consagrada e
ungida por parte das mulheres. E a argumentação que é usada para justificar
isso é geralmente a argumentação teológica, porque você ouve o pessoal dizendo
que Paulo estava preso a cultura da sua época ou estava refletindo a cultura da
sociedade em que ele estava inserido. Mas toda a vez que Paulo vai argumentar
ele apela ou para a teologia ou para a Bíblia, por exemplo, quando ele vai
dizer que a mulher tem que estar debaixo de autoridade em 1Coríntios 11, ele
diz “ Deus é o cabeça de Cristo, que é o cabeça do homem, que é o cabeça da
mulher” ou seja um argumento baseado na trindade e que começa na trindade e
chega até a relação do homem e da mulher no que diz respeito ao contexto da
igreja. Então esse é um argumento doutrinário, não é um argumento cultural. No
mesmo capítulo ele diz que a mulher não pode estar numa posição de autoridade
porque Deus primeiro fez o homem, depois é que fez a mulher e a mulher foi
feita por causa do homem e não o homem por causa da mulher e que a mulher foi
tirada do homem e não o homem da mulher. Então Paulo vê na sequencia da criação
do homem e da mulher conforme está escrito lá em gênesis, já uma pré ordenação
divina no que diz respeito aos papeis diferentes que o homem e a mulher deveriam
exercer tanto no casamento quanto na igreja.
Toda a argumentação de Paulo é teológica,
lá em 1Timóteo 2 quando ele diz assim “não permito que a mulher ensine nem
exerça autoridade de homem” ele diz porque Adão não foi enganado, mas a mulher
sendo enganada caiu em transgressão.
A interpretação machista do versículo é
dizer que a mulher é mais ingênua, mas a interpretação correta é que a mulher
estando sob a orientação do seu marido no jardim, ela não deu ouvidos ao
marido, ultrapassou o seu limite de comando e foi direto conversar com a
serpente e assim acabou sendo iludida. Por isso quando Deus veio dar o castigo
do homem, da mulher e da serpente, Ele disse a mulher que o desejo dela seria
para o marido e que o marido deveria dominar sobre ela. Então do ponto de vista
bíblico, o papel do homem e da mulher são diferentes, estabelecidos na criação,
agravados por causa da queda. Embora Cristo nos redima, Ele seja um redentor da
situação humana, contudo estes papéis não são abolidos no Novo Testamento. Somos redimidos, o homem e a mulher são salvos da mesma forma pela graça
mediante a fé em Cristo Jesus, recebem dons espirituais equivalentes, contudo o
exercício do governo espiritual da igreja e do lar é para o homem cristão.
Então essa é a razão pela qual as igrejas históricas que levam a Bíblia muito a
sério e que tem muito respeito pela Bíblia, entendem que pra seguir a Bíblia
nós não poderemos colocar esse fardo que acaba sendo um peso sobre os ombros
das nossas irmãs, mas o governo das igrejas, a autoridade espiritual deve
ser exercida pelo homem cristão qualificado.
Embora sejamos iguais homem e mulher diante
de Deus, a mulher no geral tem mais fragilidades de natureza física e
outras que tornaria o trabalho de liderança em situações de crise, penoso mais
do que já é, se já é para o homem, com certeza muito mais para a mulher, então
de certo sentido Deus está dando um alívio para nossas irmãs, deixando esse
fardo pesado de carregar para o homem cristão, e não é qualquer homem cristão,
é o homem cristão qualificado. Isso me lembra que lá em 1 Timóteo 3 quando
Paulo está descrevendo as características daquele que deve ser o líder, ele diz
que deve ser marido de uma só mulher, então ao dar essa definição está obvio
que Paulo tinha em mente de que seriam homens que deveriam ocupar essa posição
de autoridade e de liderança. Mais uma vez eu quero lembrar, não há outro
impedimento na escritura a não ser este.
Da minha perspectiva a mulher pode ensinar,
ela pode liderar grupos dentro da igreja, ela pode trabalhar, pode evangelizar,
ela pode fazer tudo o que os demais fazem naturalmente, a única vedação é com
respeito ao ofício de pastor e de presbítero.
<Por Augustus Nicodemus em http://radioipb.podomatic.com/entry/2015-06-08T10_10_07-07_00
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