terça-feira, 23 de junho de 2015

Igualitarismo ou Complementarismo- qual a sua visão?

Nós somos complementaristas — baseados na palavra "complemento". Em outras palavras, nós cremos que quando se trata de sexualidade, a maior demonstração da Glória de Deus, e a maior alegria dos relacionamentos humanos, e os maiores frutos no ministério, surgem quando as profundas diferenças entre homem e mulher são aceitas e celebradas como complemento umas das outras. Elas completam e embelezam umas as outras.
 
Igualitaristas:  Esta corrente, afirma que Deus originalmente criou o homem e a mulher iguais; e que o domínio masculino sobre as mulheres foi parte do castigo divino por causa da queda, com conseqüentes reflexos sócios-culturais. Segundo os igualitaristas mediante o advento de Cristo, essa punição e reflexos foram removidos; proporcionando conseqüentemente a restauração ao plano original de Deus quanto à posição da mulher na igreja. Portanto, agora, as mulheres têm direito iguais aos dos homens de ocupar cargos de oficialato da Igreja. 

complementaristas  por sua vez entendem que desde a criação – e portanto, antes da queda – Deus estabeleceu papéis distintos para o homem e a mulher, visto que ambos são peculiarmente diferentes. A diferença entre eles é complementar. Ou seja, o homem e a mulher, com suas características e funções distintas se completam. A diferença de funções não implica em diferença de valor ou em inferioridade de um em relação ao outro, e as conseqüentes diferenças sócios-culturais nem sempre refletem a visão bíblica da funcionalidade distinta de cada um. O homem foi feito cabeça da mulher – esse princípio implica em diferente papel funcional do homem, que é o de liderar.

Assista esse vídeo com três dos maiores teólogos da atualidade, sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=xqef2ZHYqxs&feature=youtu.be

Sobre o vídeo, o Pr. Filipe Niel escreveu:
“Tentando discernir complementarismo  e igualitarismo (ou complementarianismo e igualitarianismo)? Tentando entender se devemos ou não devemos ordenar mulheres ao ministério pastoral? Assista esse vídeo com três dos maiores teólogos da atualidade. No vídeo eles se propõem a responder a pergunta: “Por que decidimos colocar na declaração teológica e ministerial da organização que nós criamos um artigo que fala sobre complementarismo (a visão de que homens e mulheres foram gloriosamente criados por Deus diferentes e para exercer funções diferentes no lar e na igreja)? Aqui vai um trecho do que o Dr. D. A. Carson (a maior autoridade viva em Novo Testamento) diz: ‘A Hermenêutica tem sido usada hoje para desviar o que a Bíblia ensina de forma clara e inequívoca, a fim de se acomodar a razão ou um suposto pano de fundo de 1 Timóteo que dizer ter sido reconstruído, em lugar de simplesmente ouvir o que as Escrituras dizem, e isto acaba por levar essas pessoas […] a não tremer diante da Palavra de Deus, mas sim buscar caminhos para domesticá-la, e isso, a longo prazo, trará enormes problemas.’ Honestamente, louvo a Deus por esses acadêmicos e pastores de grande prestígio e influência que não ficam em cima do muro, mas com as consciências limpas diante de Deus se posicionam de forma clara em uma questão que tem destruído não apenas igrejas, mas a sociedade como um todo.”

Aplicação na Igreja
Nós, complementaristas, vemos isso. Em 1 Timóteo 2:12: "Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem." No contexto, o versículo significa: A responsabilidade principal pelo governo e ensino na igreja deve ser realizada por homens espirituais. Essas são as duas funções que distinguem os líderes da igreja dos diáconos: Governo (1 Timóteo 5:17) e Ensino (1 Timóteo 3:2). Então, a aplicação mais clara dessa passagem é dizer que os líderes da igreja devem ser homens espirituais.
Em outras palavras, uma vez que a igreja é a família de Deus, as realidades de liderança e submissão que vimos no casamento (Eféios 5:22) tem seus correspondentes na igreja.
  • "Autoridade" (em 1 Timóteo 2:12) refere-se ao chamado divino de homens espirituais e talentosos para assumir a responsabilidade principal de líderes que possuem uma liderança baseada na servidão semelhante à de Cristo e também a responsabilidade pelo ensino na igreja.
  • E "submissão" refere-se ao chamado divino do restante da igreja, ambos homens e mulheres, para honrar e apoiar a liderança e o ensino dos líderes, e serem discipulados por eles nas centenas e centenas de ministérios disponíveis para os homens e mulheres no serviço de Cristo.
O último ponto é muito importante. Para os homens e mulheres que possuem um zelo para ministrar — para salvar almas e curar vidas destruídas, e resistir ao mal e suprir às necessidades — existem campos de oportunidade que são simplesmente infinitos. Deus deseja que toda a igreja participe do ministério, o homem e a mulher. Ninguém deve simplesmente ficar em casa assistindo novela e jogos de bola, enquanto o mundo é consumido por chamas.

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