quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Nudez nas Escrituras, nem sempre significa alguém sem roupa.

O que a Bíblia considera como nudez?
Nem sempre a palavra nudez, nas Escrituras, significa alguém completamente sem roupa.

Depois da queda, Adão e Eva perceberam que estavam nus, completamente despidos, e então costuraram umas folhas de figueira para usar como tanga.(Genesis 3.7) 

Vamos tentar imaginar a tanga de Adão e Eva - ela certamente cobria a genitália de ambos, mas talvez não muito mais que isso.
Deus não se agradou do que viu!
"E o Deus eterno fez TÚNICAS de peles de animais para Adão e a sua mulher se VESTIREM." (Gênesis 3.21) 

A Palavra nos diz que o Senhor fez túnicas para cobrir o corpo de Adão e Eva.

 
O que é uma TÚNICA? Peça de roupa parecida com uma camisola. Trata-se de uma espécie de "vestido" largo, de manga, relativamente leve que cobre o corpo. 

Há duas funções principais de uma veste ou túnica: ESCONDER A PELE E NÃO REVELAR A FORMA DO CORPO.

Quais partes do corpo a túnica ESCONDE?
A túnica tem mangas e a sua parte superior encobre toda a região do tronco: os ombros, as costas, os seios, a barriga, a região lombar. A túnica encobre também toda a região do quadril: nádegas, área pélvica e as coxas. 


Ao entregar as túnicas, Deus mostrou um PADRÃO, nos indicando que estas são as partes de nosso corpo que Ele não quer que fiquem expostas. Assim, o próprio Deus vestiu seus filhos.

Hoje quando ficamos em dúvida sobre nossa roupa, e sobre quais partes do corpo podem ou não podem ser reveladas, podemos ter uma boa orientação lembrando da túnica. Ela nos ensina, que devemos escolher roupas que escondam e protejam as partes do corpo exatamente como a túnica faz. Deus é um pai tão amoroso que até mesmo confeccionou um padrão de vestimenta para os seus filhos. Esse padrão não se refere a sugerir um "modelo" de roupa que devemos usar, mas sim, a nos orientar sobre os limites daquilo que podemos ou não podemos expor.

Vamos falar agora sobre o COMPRIMENTO da roupa ideal e em seguida sobre sua LARGURA.

A Bíblia não fala o comprimento exato da túnica de Adão e Eva. Não encontramos nada afirmando que seja pecado 
por exemplo, mostrar os pés ou tornozelos, mas por outro lado, a Bíblia nos mostrar um padrão bem definido de comprimento aceitável na passagem de Isaías 47. O texto diz:
"Desce, e assenta-te no pó, ó virgem filha de Babilônia; Tire o véu, levante a saia e, de pernas de fora, atravesse os rios. Todos a verão sem roupa, completamente nua. E eu vou me vingar de você." (Isaías 47:1-3).
No hebraico a palavra para "pernas" é "Showq" (qwX), que significa "perna, coxa", a versão King James traduz por "coxa". Assim, quando o Senhor profere a maldição sobre a virgem, Ele diz que ela teria sua perna/coxa descoberta e sua vergonha seria vista por todos. Observe que ela estava simplesmente com as coxas de fora, e por isso, o Senhor a considerou completamente nua. E aí voltamos ao ponto do início "nem sempre a palavra nudez, nas Escrituras, significa alguém completamente sem roupa." O Senhor considera nudez, por exemplo, mostrarmos nossa coxa, nosso quadril, a região do tronco- ou seja, aquelas partes que Ele escondeu com a túnica que confeccionou no início.

Portanto concluímos que o comprimento correto não revela as coxas. O ideal é cobrir totalmente as coxas, tanto estando em pé como sentadas.

E agora entra a questão da LARGURA da roupa: É tão errado revelar coxas com roupas curtas que mostram a PELE, quanto com roupas apertadas que revelam as FORMAS(Lembre-se que o Senhor procurou esconder tanto pele como formas). Ou seja, pela ótica bíblica saias e shorts curtos revelam nossa nudez, mas da mesma maneira 
consideramos nudez uma calça tão colada ao corpo que assim, revele exatamente nossas formas!

E qual seria a largura ideal das roupas para não revelar as formas? Bem, vamos voltar às túnicas, imagine como elas ficavam no corpo, apertadas, coladas? Não! Elas eram soltas e folgadas, não revelavam as formas do corpo. Este é o padrão!

Vale usar uma saia, vestido ou bermuda no comprimento certo mas totalmente justos e colados ao corpo? Não! Uma roupa assim, sem dúvida nenhuma, se torna tão sexy e chamativa quanto à uma roupa curta/decotada e vulgar. Calças e saias coladas servem simplesmente para cobrir a pele, não servem de maneira nenhuma para esconder as formas e a sensualidade do corpo da mulher. Portanto são impróprias, é preciso esconder pele e formas! 
Roupas assim são reprovadas pelo nosso Deus e certamente seriam motivo para que Ele fizesse "túnicas" para cobrir a nudez daquelas que as usam. 
Algumas mulheres, podem dizer que será trabalho para um herói achar uma calça descente já que ou são muito justas, ou feitas de algum tipo de material que "cola" na pele, entretanto não é tão difícil assim. Comece a comprar calças com 1 ou 2 números maiores que aquele você está acostumada a comprar para que fiquem soltas, sem revelar suas formas íntimas, verá como ficam lindas em seu corpo! Se ficar frouxa na cintura isso definitivamente não pode ser desculpa para não comprar a calça, resolve-se facilmente com um cinto ou alguns pontinhos para ficar perfeita!
 Quanto às calças feitas de materiais que colam na pele, as famosas leggings, calças montaria, e outras, este tipo de calças, podem ser ótimas para nos proteger do frio debaixo de um vestido, saia e até mesmo bermuda. Também podem ficar boas com um casacão que cubra totalmente as coxas ou com um sobretudo, e no verão com uma "bata" compridinha que vá até próximo ao joelho. Mas nunca revelando as coxas e partes íntimas, isso significa vergonha, uma vez que calças coladas assim, são a nudez propriamente dita!

Não pense nunca: "O corpo é meu! Eu faço o que eu quiser com ele!" A Palavra fala: "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens" (Cl 3.23). As Escrituras são firmes em dizer que tudo, absolutamente tudo deve ser feito como se estivéssemos realizando ao Senhor e Ele estivesse diante de nós, além de precisarmos buscar realizar todas as coisas para Seu louvor e glória (1Co 10.31). Tudo tendo que ser feito "como ao Senhor", então todo aquele que busca se vestir para mostrar suas "curvas" e aparecer diante dos homens, erra em seu dever cristão.

A santidade do cristão só de olhar deve estar refletida em suas roupas. Assim como a meretriz(prostituta) se diferencia do restante da sociedade por suas roupas, também o crente deve buscar ser diferente no seu vestir. Todos reconhecem uma prostituta por seu modo de vestir. Ela usa roupas justas e coladas ao corpo, sapatos extravagantes, e todo o tipo de trajes sensuais. Seria totalmente vergonhoso para nós e desonroso para Deus, se fossemos confundidas ou nos assemelhássemos à uma meretriz devido a roupas que usamos.

Como mulheres cristãs devemos entender o porquê existem as roupas: para esconder a nudez! E observamos que as Escrituras não relacionam nudez apenas aos órgãos sexuais, pois se assim fosse, Deus ficaria muito satisfeito com as tangas de Adão e Eva. Mas sabemos que não foi o caso, Deus queria cobrir a nudez de seus filhos e para isso fez túnicas.

O Senhor Deus não foi somente um costureiro, mas sendo o criador, estava mostrando a sua vontade e um padrão agradável à Ele através da túnica que confeccionou. Deus fez para o homem e a mulher roupas que cobriam a pele e não revelavam as formas.

Quando se arrumar para sair lembre-se que você é criação de Deus, e Ele deseja te ver vestida com uma roupa que preserve tua honra e não revele a tua nudez. Deixe Ele te vestir!


Eu sou Magridt Gollnick R. da Luz e esse é o blog Pronto, falei!

algumas referências do texto: 
Homem e Mulher os criou - parte 20 - Homem e Mulher após a Queda - A Modéstia no Vestir - (O que é nudez para a Bíblia?) 
A reprodução deste conteúdo é permitida, desde que sejam mencionados os devidos créditos a autoria e fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...