sexta-feira, 17 de julho de 2015

O Plano de Deus para a Família



Princípios da palavra: O Plano de Deus para a família


Através do plano original de Deus protagonizado por Adão e Eva, Deus estabeleceu um padrão para a família, um modelo que continua a ser o ideal de Deus até os dias de hoje. Embora satanás através da cultura e do sistema tenha descaracterizado e abalado a família, devemos lembrar que nossa cultura não é a mesma desse mundo, nossa cultura é a cultura do Reino de Deus. “Não vos conformeis com esse mundo, mas renovem a mente.."
Deus criou primeiramente ao homem, e o pôs no jardim para que governasse
“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” Gn 2.15
Todos os homens vieram de um mesmo tronco-Adão. Assim Deus estava mostrando um padrão: O homem vem na frente liderando, governando a terra e a família, sendo o provedor(lavrando),e sendo o guardião, o protetor. Deus aponta um princípio: a autoridade vem sempre na frente, sendo seguida por seus liderados. De acordo com esse princípio, a família é composta inicialmente pelo esposo(líder), a esposa(auxiliadora), e aumentada posteriormente com a chegada dos filhos.
Quando Deus criou o homem, viu que o homem só, não poderia expressar a imagem e semelhança de Deus, pois Deus Pai, Filho e Espírito Santo, é sinônimo de relacionamento. Então quando Deus escolheu tornar possível a sua própria imagem na terra, ele criou um casamento, uma família! Surgia então Eva, a auxiliadora que ajudaria a Adão em sua missão.


Prioridades do homem segundo o propósito de Deus:
-1º Deus - “ amarás o Senhor , teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Deuteronômio 6.5 ,Mateus 22.37)


-2º família - O homem é o líder, o administrador, o sacerdote e o guardião da família:“ Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornarem uma só pessoa.” (Gênesis 2.24 ) "o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja" (Ef 5:23) “ Pois se alguém não sabe governar a sua própria família, como pode cuidar da igreja de Deus?” (1 Timóteo 3.5).


-3º trabalho- O homem é o provedor instituído por Deus: E para o homem Deus disse o seguinte...“ você terá de trabalhar duramente a vida inteira...no suor do teu rosto, comerás o teu pão.” (Gênesis 3.17,19)“Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa;” (SL 128)


-4º ministério- ”assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei.”(João 17 18)


Prioridades da mulher segundo o propósito de Deus


-1º Deus - “ amarás o Senhor , teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” Deuteronômio 6.5 ,Mateus 22.37


-2º família - “ E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora como se fosse a sua outra metade” (Gênesis 2.18 ) “ ...Que ensinem oque é bom, para que as mulheres mais jovens aprendam a amar os seus maridos e filhos e a ser sérias, puras, boas donas de casa e obedientes aos seus maridos...” (Tito 2.4) Na família está a maior missão da mulher.


-3º ministério- ”assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei.” João 17 18


Trabalho remunerado- (opcional)

1º PRIORIDADE para homem e mulher: DEUS
Todo novo convertido recebe o privilégio e chamado para ser guiado continuamente pelo Espírito Santo, para centralizar Deus em sua vida e para adotar a Palavra de Deus como o seu guia de fé e pratica. Colocar Deus em primeiro lugar, não tem aver com colocar dons, talentos e ministérios em primeiro lugar, mas tem aver com a comunhão constante que devemos ter com Ele.

2º PRIORIDADE: FAMÍLIA O papel do homem na família
Deus criou o homem primeiramente para dominar a terra, sujeitá-la, glorificando o criador e multiplicar. Gerar descendentes e ter domínio.(Gn 1.26)

O Esposo é aquele que aponta uma direção e vai na frente abrindo caminho para a família. Ele conta com a auxiliadora e finalmente decide qual é o melhor caminho. Deus garante respaldo às decisões do líder instituído por Ele. Como guardião defende a sua casa de toda ameaça tanto física como espiritual. Ele responde pela família, é dele a missão de guardar, ele é o guardião da casa. Como provedor, busca o sustento para a família, este mandamento foi dado a ele.

Deus criou a mulher para auxiliar o homem no cumprimento de sua missão (Gn 2.18), a isso entendemos como Submissão. Então, o casamento é a união entre um homem e uma mulher para que estes se ajudem mutuamente a cumprir a missão de glorificar a Deus.

Homens e mulheres são dependentes uns dos outros (1 Coríntios 11:11).

Cabeça :O primeiro de uma sequencia, principal, líder, chefe, guia.(1 Cor. 11:3 Ef. 5:23,24) Aquele que abre o caminho, toma as iniciativas, dá a direção.

Eva tomou a iniciativa na direção do casal (Gn 3.6). Quando a mulher sai do seu lugar, ela se torna presa fácil às investidas de satanás.
“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.”
O padrão de Deus foi desvirtuado pelo pecado. À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará". ( Gn 3.16) Mas Deus responsabiliza o homem pelo pecado e pelo abandono da liderança, apesar da iniciativa do pecado ter sido da mulher. O líder responde pelo grupo que lidera (Gn 3.9,17) Mas o SENHOR Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você?"

Provedor: E para o homem Deus disse o seguinte...“ você terá de trabalhar duramente a vida inteira...no suor do teu rosto, comerás o teu pão." (Gênesis3.17,19) “Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.(SL 128) (Gn 2.24) Deixar uma estrutura para gerar outra. (1 Timóteo 5:8)
Amar,cuidar,santificar,curar a esposa:(Ef 5:25)
Educar os filhos no caminho do Senhor:(Ef 6:4 )
Zelar pela herança do Senhor: (Sl 127 3-5) São “nossos” num sentido secundário. Quando um casal inicia um casamento dispõe-se a amar, a servir e sacrificar-se pela próxima geração. Amar e cuidar dos filhos é uma das principais maneiras pelas quais honramos a Deus e construímos seu reino.
Sacerdote no lar que garante que a mulher realize seu papel na família, observando suas prioridades: Deus, família, ministério, trabalho (opcional)
..sem mácula, nem ruga nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.(Ef 5:27)

2º PRIORIDADE: FAMÍLIA- O papel da mulher na família
Desde a criação da mulher, Deus estabeleceu que ela seria uma companheira idônea do homem .
E isso não coloca a mulher em posição de desonra, mas em lugar de honra e de importância única e insubstituível. A obra da Criação estava incompleta até que a mulher foi criada e com ela veio a mais bela das instituições: a família!
A Eva, Deus pediu que auxiliasse e obedecesse a Adão, e que lhe desse filhos. Em Eva Deus estava determinando um padrão para a mulher.
Como auxiliadora, a mulher deveria oferecer uma estrutura para que o homem pudesse cumprir com sucesso a sua missão. Essa estrutura entre outras coisas, envolve apoio, e um lar harmonioso e acolhedor. Todo homem-líder, vai precisar de um bom suporte para desempenhar bem o seu papel. Esse suporte tão fundamental para o homem é gerado pela mulher, através de coisas simples do cotidiano: palavras de incentivo, carinho, amor, apoio, uma casa cheirosa e organizada, filhos bem cuidados, auxílio em questões importantes, intercessão. Através da submissão à liderança do esposo, a mulher estaria demostrando obediência ao próprio Deus, provando assim que aceita a posição dada a ela. Mais que isso, estaria demonstrando fé em Deus, aceitando seguir pelo caminho apontado pelo esposo, estando debaixo da proteção e provisão dele.
A mulher auxiliadora e submissa pode ajudar a decidir e administrar, mas não tem a obrigação final de liderar; pode ajudar a proteger a família, mas não tem a cobrança de ser guardiã; pode ajudar a prover, mas não tem a responsabilidade de ser provedora. Ou seja, a submissão gera proteção e esse posto significa para a mulher: integridade para poder criar os filhos e cuidar do lar, sem a preocupação em ter que liderar ou prover.
As esposas têm responsabilidade especial como donas de casa (1 Timóteo 5:14; Tito 2:3-5).A mulher deve ser boa dona de casa. A Bíblia ensina que a mulher deve saber cuidar de sua casa.
A Bíblia diz em Provérbios, que a mulher deve estar sempre pronta a dar de comer aos de sua casa a qualquer hora do dia (Provérbios 31:15) , e não come o pão da preguiça (Provérbios 31:27).
Provérbios 31 , fala extensamente sobre a bênção que uma boa esposa é para o seu esposo, sendo uma "mulher virtuosa”.
O escritor elogia essa mulher como alguém que faz tudo que está ao seu poder para cuidar de sua família. Ela trabalha duro para cuidar de seu lar e manter sua família em ordem.
A mulher deve cuidar da sua aparência e família. Além de ser boa dona de casa, a mulher de verdade cuida bem da sua própria aparência e daqueles que dela dependem, providenciando para que eles estejam sempre bem vestidos (Provérbios 31:21-22).
Deve edificar com sabedoria. Ainda segundo Provérbios, a mulher deve saber edificar sua casa com sabedoria, sabendo a hora certa de falar (Provérbios 31:26).
Enquanto a mulher sábia edifica o lar, a tola o destrói (Provérbios 14:1).
Depois de auxiliadora, o mais importante papel da mulher é ser mãe. Antes que a sociedade se corrompesse, esse era o sonho de toda mulher. A mulher entendia a importância de seu papel quando se tornava mãe.
A mulher moderna ficou distraída em tantas coisas que perdeu o foco, a principal função dada a ela por Deus, a função a de gerar e criar filhos, está corrompida pela sociedade.
Todos os grandes homens, e mesmo Jesus Cristo, foram gerados do ventre de uma mulher.
Uma esposa e mãe devota está entre as maiores bênçãos que uma sociedade pode ter. (Pv 12.4) (1 Co 11.7) e devemos criar nossas filhas para desejarem desempenhar esse papel.
As mães têm um papel muito importante na educação de seus filhos. Timóteo ajudou grandemente os irmãos, no primeiro século, em parte por causa da influência de sua mãe e de sua avó.
Ser uma boa mãe é um trabalho especialmente importante das mulheres cristãs, 1 Timóteo 5:10 fala o seguinte “ Ela deve ser conhecida como uma mulher que sempre praticou boas ações, criou bem os filhos, foi hospitaleira” seguindo no verso 14: “..tenham filhos e cuidem das suas casas. “.
Muitas vezes nós mulheres queremos ser a pessoa de destaque, e não uma pessoa que vai gerar por exemplo um profeta, uma pessoa que Deus vai usar.
Muitos imaginam que ministério, é um grande público assistindo. Mas o que era mais importante, o ministério de João Batista, ou o ministério de Zacarias e Isabel seus pais, na vida de João Batista?
Sabemos a história de John Wesley, que foi usado por Deus para a transformação de uma sociedade na Inglaterra. Mas você sabe sobre a vida da sua mãe, que diariamente ensinava a bíblia para ele e para seu irmão Charle?
Aos olhos de Deus, quem era mais importante, quem tinha o ministério mais importante? John Wesley ou Susana sua mãe?

TRABALHO- o papel do homem
É através do trabalho que o homem obtém o sustento para prover as necessidades da família. Ele vem antes do ministério pelo fato de a grande maioria não viver de seu ministério.

(Mt 10.10 1 Tm 5.17,18) Chamado ministério integral.
(Dt 5:13) Chamado ministério parcial.
E para o homem Deus disse o seguinte...“ você terá de trabalhar duramente a vida inteira...no suor do teu rosto, comerás o teu pão.” (Gênesis 3.17,19)
“Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.SL 128
(Gn 2.24) Deixar uma estrutura para gerar outra.
(1 Timóteo 5:8)
Trabalho=provisão para estrutura familiar. Atenção.
Eu não adoro a provisão adoro ao provedor!
Quando sou grato ao Provedor tenho prazer Ec 3:12 e 13
Quando não sou grato tenho aflição de Espírito Ec 2.4-11

MINISTÉRIO- o papel do homem
É vasta a área de atuação ministerial do homem haja visto que em toda a história do N.T. vemos o homem ocupando o papel principal no ministério.
Temos sessenta e seis livros na Bíblia e todos os seus autores foram homens. Não há uma mulher entre os autores. Foram diretamente escolhidos por Deus. Houve doze apóstolos, e foram todos homens. Nenhuma mulher foi escolhida para apóstolo. Foram setenta os enviados pelo Senhor, além dos apóstolos. Não fomos informados de que houvesse uma mulher entre eles. A suposição de que todos eram homens é tão forte, em associação com os ensinamentos gerais das Escrituras a este respeito, que resulta em prova positiva. Houve "sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria", escolhidos em Atos 6 para "servir às mesas". Houve bispos escolhidos na igreja primitiva; foram todos homens. Ef. 4.11,12
Igreja Local: Seja em tempo integral ou parcial, o ministério masculino deve ser feito com amor e como continuação de seu ministério familiar.
Um bom pai é um bom diácono
Um bom marido é um bom ministro de adoração
Um bom genro é um bom evangelista.
A saúde ministerial do homem é muito importante para que não haja o sentimento de inutilidade na obra do Senhor.

MINISTÉRIO- o papel da mulher
Diferente do homem, a terceira prioridade da mulher é o ministério. Há um campo amplo para o ministério feminino com as mulheres e crianças, reuniões de mães, trabalho com crianças na Escola Dominical, etc.
Além de poderem ajudar os servos do Senhor de modo semelhante ao das mulheres que trabalharam com Paulo.
O conforto e o estímulo que uma mulher cristã ativa e piedosa -- movida pelo amor a Cristo e às almas e ainda assim governada pelas Escrituras -- pode prestar é incalculável.
Maria ungiu o Senhor para o Seu sepultamento.
Marta serviu ao Senhor muito bem.
Febe foi uma servidora da igreja e socorreu a muitos.
Lídia hospedou o Apóstolo Paulo em sua casa.
Priscila, sujeita à supremacia e liderança do seu marido, ajudou Apolo a entender melhor os planos de Deus.
Mulheres trabalharam com Paulo na pregação do Evangelho.

Segundo Tito 2.3-5 o dever das mulheres mais velhas (experientes)é de ensinar as mulheres jovens a viver uma vida que glorifique a Deus. Mantendo estas responsabilidades em mente, o tempo da mulher mais idosa pode ser gasto de acordo com a direção do Senhor e de acordo com o seu próprio critério.
(Lucas 2:36-38 )menciona que Ana orava continuamente. Nenhuma responsabilidade maior do que a oração existe .
A mulher deve ser intercessora. A mulher deve ser alguém que intercede por seu esposo e por sua família. Ela não se cansa de orar incessantemente por eles, e “sua lâmpada não se apaga de noite” (Provérbios 31:18).

TRABALHO REMUNERADO (ESPOSAS)
Quanto à divisão de responsabilidades no lar, a Bíblia instrui os maridos a providenciar por suas famílias.O marido é o provedor. Isso significa que ele trabalha e ganha dinheiro suficiente para providenciar por todas as necessidades diárias da sua esposa e filhos.
Falhar em fazer isso tem grandes consequências espirituais. (1 Timóteo 5:8). Segundo esse versículo, um infiel é um incrédulo. Um homem que não se esforça para providenciar para a sua família não pode chamar-se de Cristão.
Se uma mulher deve ou não trabalhar fora de casa é uma pergunta freqüente. A Bíblia tem instruções sobre o papel da mulher. Em (Tito 2:3-5), Paulo nos dá instruções sobre como uma jovem esposa deve ser treinada pelas mulheres mais velhas.
Nessa passagem, a Bíblia é bem clara de que quando há crianças na situação, elas são a responsabilidade principal da jovem esposa.
É triste que a sociedade moderna desdenhe as mulheres que devotam tempo integral à criação dos filhos pequenos e ao cuidado do lar, e exalte as mulheres que dão mais importância às suas carreiras profissionais.
Provérbios 31 deixa claro que o lar é para ser a área de influência e responsabilidade principal da mulher, porém uma esposa pode ajudar em sustentar a família- a mulher de provérbios 31 trabalhava em casa – mas providenciar para sua família não era sua responsabilidade principal.
A Bíblia em nenhum lugar proíbe a mulher de trabalhar fora de casa. No entanto, a Bíblia ensina quais devem ser as prioridades de uma mulher: Deus, família, ministério. Se trabalhar fora de casa leva uma mulher a negligenciar seus filhos e marido, então é errado que essa mulher trabalhe fora de casa.
Se uma mulher Cristã pode trabalhar fora de casa e ainda assim providenciar um lar amoroso e cuidadoso para seus filhos e marido, então é aceitável que ela trabalhe fora de casa.
Muitas mulheres estão cansadas e esgotadas por tentarem cumprir mais funções do que realmente devem. Quando isso ocorre, tanto o marido como a esposa devem em oração reorganizar suas prioridades e seguir as instruções da Bíblia para os seus papéis.

Porque a mulher atual trabalha fora?
Em meados do século XVlll , teve início no Reino Unido, a Revolução Industrial , que expandiu-se pelo mundo a partir do século XlX, fazendo surgir a era das maquinas, das fábricas, da tecnologia e causando profundo impacto econômico e social.
Foi aí que a mulher das camadas populares foi submetida ao trabalho fabril . O abandono do lar pelas mães que trabalhavam nas fábricas começou a gerar sérias conseqüências para a vida das crianças. A desestruturação do laço familiar, das camadas trabalhadoras e os vícios decorrentes do ambiente de trabalho promíscuo fez crescer os conflitos sociais.
A revolução industrial incorporou o trabalho da mulher no mundo da fábrica, separou o trabalho doméstico do trabalho remunerado fora do lar. A mulher foi incorporada subalternamente ao trabalho fabril. Em fases de ampliação da produção se incorporava a mão de obra feminina junto à masculina, nas fases de crise substituía-se o trabalho masculino pelo trabalho da mulher, porque o trabalho da mulher era mais barato. Ao ser incorporada ao mundo do trabalho fabril a mulher passou a ter uma dupla jornada de trabalho. A ela cabia cuidar da prole, dos afazeres domésticos e também do trabalho remunerado. A Revolução Industrial tirou as mães de dentro do lar em busca de trabalho remunerado e desde então desestabilizou a família e a sociedade,
Não é de se espantar que os principais movimentos como cultura alternativa ou cultura marginal dos quais podemos destacar os hippies e punks, tiveram início logo depois da Revolução Industrial como uma resposta dessa geração de jovens que crescera em meio à nova realidade familiar.
O reflexo desse relacionamento geral entre mães e filhos nos dias de hoje, demonstra exatamente a triste realidade de nossa sociedade, que há tempos está colhendo frutos de um lar totalmente desestruturado. Os pais já não oferecem um tempo de qualidade para os seus filhos, assim os filhos crescem e se tornam pais à imagem dos seus próprios pais.
Este hábito familiar suicida tem gerado durante séculos uma cadeia que tem aprisionado gerações. Estas por sua vez tem levado para a vida um sentimento de orfandade, e como defesa própria criam uma postura de independência, que mais cedo ou mais tarde acaba sendo refletida no relacionamento com Deus. Essa é a estratégia do inimigo, acabar com o relacionamento entre pais e filhos, ao ponto de tornar inimaginável a ideia de um Deus-Pai de amor.
Os próprios psicólogos dos nossos dias tem reconhecido, que a falta das mães nos lares, é a raiz de muitos distúrbios, se não a maioria. O mundo reconhece e fala sobre isso.
O artigo “A mulher e o trabalho” da psicóloga Maria Regina Canhos Vicentin, exemplifica um pouco do que o próprio meio secular tem diagnosticado.
Trecho: “O mundo já está colhendo as conseqüências da ausência materna no lar. Crianças e adolescentes egocêntricos, individualistas, frios, insatisfeitos e cruéis. De onde vem isso? Da falta de atenção, da falta de disciplina e limites antigamente impostos à exaustão pelas mães de plantão. Hoje em dia, a empregada, a babá, a creche, a escolinha, são muito mais mães que qualquer mulher que tenha parido. Só que é completamente diferente do calor e carinho que a mãe pode oferecer. É certo que o contato com outras crianças favorece a socialização, incentiva as trocas afetivas e a criação de vínculos de confiança, entretanto, se nada disso se experimenta em casa fica muito mais difícil e complicado, quiçá impossível”...”Se por um lado a ausência materna do lar predispõe os filhos a uma maior independência, por outro sinaliza um real abandono que lhes trará implicações pela vida toda e que não poderão ser supridas por desculpas ou presentes”... “Pena que a mulher tenha de trabalhar tanto e deixar seus filhos aos cuidados do mundo, que até hoje nunca aprendeu a educar alguém.”
As consequências de filhos que crescem ao acaso estão aí para todos ver, quando tudo isso poderia ser evitado com a presença materna nos primeiros anos de vida.
A mulher atual se tornou competitiva, ativista, provedora e cabeça no lar, tomou para si funções que Deus destinou ao homem. A mulher invadiu o mercado de trabalho, e todas as áreas da sociedade. Tudo isso de tal modo que quando chega o momento de ser esposa, mãe, e cuidar do lar, ela já está tão comprometida com todo o resto que prefere abrir mão da sua função de auxiliadora e mãe, para continuar fazendo aquilo que originalmente Deus não pediu a ela.
" Mas meu povo tem se esquecido de mim e queima incenso aos ídolos. N o caminho em que deviam andar, eles tropeçam.
Não seguem os caminhos antigos, mas vão por atalhos que não estão marcados.
Eles fizeram desta terra uma coisa horrorosa." (Jeremias 18.15)
A mulher atual vem escolhendo este caminho, queimando incenso aos ídolos de seus interesses, o dinheiro, a posição social, a liderança, a independência. Tropeçando no caminho em que deveria andar, pois quando exerce em tempo integral suas funções como mãe, esposa, dona de casa, sente-se inútil, não vê sentido nem valor em seu trabalho. Como se sua felicidade estivesse longe do lar.
Não seguem os caminhos antigos, o padrão deixado por Deus para que a mulher priorize aquilo para que foi criada. Mas vai por atalhos, criados e impostos por uma sociedade consumista, que se sobrepõe a família.
E por fim, todo o desequilíbrio consequente , resulta em problemas sociais dos mais diversos, brigas domésticas, divórcios, filhos revoltados, entregues às drogas, prostituição, crimes e a inevitável deficiência espiritual dessas novas gerações, ou seja, escolhas que a mulher fez, que “fizeram desta terra uma coisa horrorosa”.
Como as mães podem confiar em Deus como sendo o seu provedor?
..."até os tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade." At 3.23-24
Deus anseia por restaurar o seu plano original para a mulher. Deus deseja reorganizar as prioridades da mulher, corrompidas pela sociedade nos últimos séculos.
Mas como resgatar nossas prioridades e descansar no Senhor diante de uma sociedade consumista, diante de saldos negativos, de contas para pagar? Além da cobrança financeira que tem se colocado sobre a mulher, há uma cobrança para que ela ocupe cargos, se destaque, dispute o lugar que originalmente era masculino, enfim que entre num “ativismo sem fim”, e não se dê ao luxo de parar, nem que para isso seja preciso sacrificar seus filhos.
Hoje todos querem saber qual é o seu cargo, sua função, sua profissão. A cultura feminista dita as regras e oprime o plano de Deus.
Em se tratando da questão financeira, qual o plano original de Deus para o sustento do lar? De quem é o papel de provedor?
Desde o início, Deus estabeleceu que o homem seria o provedor.
“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15)
Lavrar: gerar sustento, administrar
Guardar: proteger
Deus diz a Adão: “No suor do teu rosto, comerás o teu pão” (Gn 3.19)
“Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa;” (SL 128) É o homem que sai em busca do sustento.
Foi dado ''oficialmente" ao homem a função de provedor.
Isso não significa que a mulher não possa se expressar e se sentir útil na sociedade, no mercado de trabalho, na igreja, usando seus dons, talentos e habilidades, ganhando dinheiro com isso ou não. Não há problema algum em a mulher trabalhar quando isso não a faz negligenciar as suas prioridades.
Mas acima do marido(provedor), está Deus, como provedor supremo do universo e de cada vida.

Nunca foi o plano de Deus colocar a mulher numa postura de “abandonar “os filhos em creches, para buscar o sustento do lar.
Os filhos são do Senhor, portanto cada criança que nasce é por permissão e vontade de Deus. Antes de ser um sonho ou projeto do casal, é um projeto de Deus. Antes de ser gerado no ventre da mulher é gerado em Deus, e é prioridade e promessa dEle prover o necessário para cada nova vida, já que por vontade dEle, esta veio ao mundo.
Os médicos afirmam ser indispensável a presença da mãe no primeiro ano de vida da criança, pois é nessa fase que os bebês criam vínculo com a mãe. Bebês criados em creches, ou com avós, criam vínculos com as professoras e as avós. A primeira infância é um período que não pode ser negligenciado pelas mães. E isso não é uma questão de abandonar carreira, dons, sonhos...,é apenas uma fase! É um tempo onde as mães se doam à família, aos filhos e principalmente à Deus.
Nesse tempo de cuidado integral aos filhos(que aliás passa muito rápido!), deixamos um pouco de lado os nossos sonhos e interesses, para cuidar um pouquinho dos sonhos e interesses de Deus: a criação e formação de futuros servos e servas de Deus: nossos filhos.
Depois dessa fase, nada impede que aos poucos, a mulher volte às suas atividades, conciliando-as a atenção que não pode deixar de dar aos filhos.
Como em tudo na vida é preciso haver um equilíbrio! Pois quando naquele dia diante dEle, não seremos cobradas acerca de nossas realizações e conquistas profissionais, mas sim seremos cobradas a cerca de nossos filhos.
Deus nos dá filhos, pois tem interesse em nossa descendência. “E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra”(Gn 1.28) Ele deseja que através de nossos filhos e netos o Reino de Deus avance. É por isso que os filhos são do Senhor! Uma vez que o Senhor nos abençoou desde o Éden para que gerássemos filhos, temos na maternidade um ministério (trabalho dado pelo Senhor) . Todo Ministério dado por Deus é sustentado pelo próprio Deus.
Deus não dá uma missão ou uma visão, sem dar a provisão.
Deus provê a missão materna! É uma questão de fé!
Para a mulher será uma questão de fé, uma decisão, deixar que Deus sustente seu ministério materno.
A mulher precisa crer em Deus como seu provedor supremo. “Abraão pôs naquele lugar o nome de“ o Deus eterno dará oque for preciso.” (Genesis 22.14)
Mais correto do que esperar provisão do marido ou vindo de seu próprio esforço profissional, é esperar em Deus e descansar nele.
Entenda que cuidar da sua criação faz parte da natureza de Deus. Ele revela-se como o “SENHOR que provê”.

CONSELHOS PRÁTICOS para o homem
1=CALENDÁRIO PESSOAL ANTES DO PROFISSIONAL (não sacrifique a família)
REMIR O TEMPO (Ef. 5.16)
2= ESFORCE-SE PARA NUNCA CANCELAR O PLANO DA FAMILIA
3=NÃO DEIXAR AS ATIVIDADES SE TORNAREM ÍDOLOS.
4=NÃO FAÇA DE SUA COLEGA DE TRABALHO UMA “ESPOSA PROFISSIONAL”
5=LUAS DE MEL PERIÓDICAS
6=NÃO DEIXE O MUNDO DITAR SEU PAPEL OU DE SUA ESPOSA “a maioria”
7=MANTENHA VIVA SUA VIDA DEVOCIONAL
8=ORAR COM A ESPOSA. FILHOS.
9=DE VALOR E AMOR A SUA FAMILIA
10=NÃO FAÇA DE SUA ESPOSA UM ACESSÓRIO.
11=ESCOLA DOS FILHOS
12=NÃO CULPAR OS FILHOS PELOS PROBLEMAS DOS PAIS. Tenra idade.
13=RECREAÇÃO É VITAL PARA INSPIRAÇÃO
14=NÃO QUESTIONE SUA ESPOSA NA FRENTE DE OUTRAS PESSOAS.
15=COMUNIQUE-SE
16=INVISTA EM SEU CASAMENTO. GRUPO DE CASAIS.

Conclusão
______________________________________________________________________
Os homens e as mulheres devem ser igualmente ativos no Reino de Deus. Nenhum deles deve fazer o que Deus não lhes atribuiu, mas quando cada um trabalha dentro do papel que Deus ordenou, o nome do Senhor será glorificado e sua obra cumprida.

Ref.:
Gary Fisher
Mikhe Shea
Mães no Reino.blogspot.com
www.uepg
Estudosgospel
Wikpedia
Got Questions Ministries

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...